terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Percursos com problemas de manutenção e marcação

Terras do Nóbrega, Ponte da Barca

Os bombeiros de Ponte da Barca, tiveram a amabilidade de me ir buscar ao Alto da Torre, quando eu deveria estar perto de Sampriz, porque as marcas do percurso tinham sido levantadas, por terem andado a arranjar o estradão no final do circuito. Quem me disse foi um dos bombeiros que trabalha na Câmara.

É o Percurso das Terras do Nóbrega. Comuniquei educadamente à entidade promotora, via Email, logo a seguir. Isto foi em Maio de 2008 e nunca, se dignaram a responder. Bastava um aviso no seu site, donde fiz o download do percurso, avisando que as marcas tinham sido retiradas. Custa muito? O PNPG através do site do ICNB faz isso. Por exemplo quis fazer o trilho da Silha dos Ursos e no site está lá anunciado que o estradão até ao início do percurso está intransitável.

Mezio - Ribeira de Vilela - Arcos de Valdevez

Sem placa de início de percurso durante todo o verão e outono de 2008. É muito difícil encontrar a ligação entre Ribeira de Vilela e Boimo (por trás da escola), no mezio as marcas confundem-se com o trilho interpretativo do mezio do PNPG e a parte para Bostelinhos também está bastante confusa com muros derrocados e mato cerrado.


Pedra Alçada - Serra D'Arga Caminha

Trilho da Pedra Alçada na Serra D'Arga. Em Agosto passado, eram pouquíssimas as marcas que restavam. Nem sequer a do início do percurso junto à igreja da Arga de S. João. A parte abaixo do mosteiro de S. João D'Arga, quase só de catana. Tudo isto sucedeu após os incêndios de 2005

O Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Caminha informou-me por email, que estão a proceder à remarcação deste e outros quatro trilhos na Serra D'Arga. Disse ainda que o CISA, centro de intrepretação ambiental da Serra D'Arga vai reabir e vai haver novos trilhos no Concelho. Boas notícias.

Não posso deixar de observar que são três trilhos do mesmo promotor, a Valimar.

Até breve!

Manel

6 comentários:

  1. Bem-vindo à blogosfera Manel.
    O blogue não é o melhor sistema para construir uma base de dados fotográfica mas ajeita-se e é bom para texto. Outra opção seria um livejournal, mas não é tão "universal" como um blogue.

    Abraço.
    efe

    PS: seleccionaste uma opção "lixada" de controlo de comentários. Não me deixou entrar com o LOGIN dos meus blogues.

    ResponderEliminar
  2. Ahhh...afinal deu para entrar com o LOGIN. Não foi coisa de opção tua mas sim do novo "design" da blogspot.

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Efe,

    Obrigado pelo comentário, vou ver o livejournal. Mas começo a ficar cansado de experimentar vários formatos.
    Myspace e hi5 é que não!
    Minha onda é mais edição de texto com imagem. As duas têm um peso igualmente importante nos meus posts. A universalidade, também pesa.
    Mas ando às apalpadelas, reconheço...

    ResponderEliminar
  4. Se pretendes colocar muitas imagens, o blogspot não é muito versátil. Mas há quem tenha paciência para isso. O blogue é um suporte muito bom para texto. Hi5 e MySpace são tretas que não servem para nada disto. Um exemplo de livejournal com muitas fotos e algum texto, aqui: http://afotografia.livejournal.com/

    Em todo o caso prefiro o suporte blogue ao livejournal, por isso tenho vários blogues mas apenas um livejournal (a que ligo pouco, diga-se).

    Abraço e BOM ANO.

    ResponderEliminar
  5. 1,2,3 experiência!
    Sou mesmo uma naba nestas coisas dos blogs e esta é a primeira vez que deixo um comentário.

    Manel,adorei o teu blog e as fotos são lindas.
    Não sei se algum dia chegarei a ter corágem para provar de uma das tuas colheitas fúngicas mas, estou absolutamente determinada em acompanhar-te por um desses trilhos mágicos!
    Prometo levantar-me cedo, não reclamar nem preprar sandwiches!
    Beijos grandes.
    Estela

    ResponderEliminar
  6. Tás a ver? não foi assim tão difícil enviar um comentário!

    Havemos de fazer uma caminhada sim. De ti, só quero que entres no carro com umas boas botas e não digas a ninguém onde vais. Aproveita quando estiver na Meadela, sem nada para fazer.

    Quanto às colheitas, fúngicas, partilhas a atitude,generalizada em Portugal, chamada micofobia. Não faço nada para te dissuadir. Se leres um pouco sobre isso, talvez te passe. Além de que os cogumelos, são muito mais do que um produto gastronómico. Mas isto não tem importância nenhuma.

    Beijão!

    Manel

    Manel

    ResponderEliminar