segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Trilho do Currais - Gerês - Set.08

Pelas suas paisagens tão variadas, este é um dos meus trilhos favoritos do Gerês. Além disso e quem conhecer os caminhos marcados com mariolas dos pastores, ou for com tempo equipamento e conhecimentos de navegação, deve ter imensas alternativas. Imagino que daqui até possa chegar ao rio e cascata do Arado.
A única observação que tenho a fazer é a descida da Pedra Bela para a Vila do Gerês. Achei íngreme demais, de saibro solto com uma vegetação desinteressante, perigosa e muito cansativa.
Da segunda vez que o fiz, apanhei um táxi na Vila do Gerês, deixei o carro no parque de campismo do Vidoeiro (2 km acima da Vila) onde supostamente o circuito deveria começar e fiz o percurso em sentido contrário, a partir da Pedra Bela. Esta batota custou-me 7€  e o percurso fica bem mais agradável. No final, peguei no carro e ainda fui fazer mais uns kms na geira romana da Portela do Homem, pela Mata da Albergaria, com direito a banhoca no rio Homem. 

Clique nas imagens para aumentarem
Há quanto tempo o Tempo esculpe estas fragas?


Duendes admirando a paisagem em amena cavaqueira

Curral da Carvalha das Éguas
Abrigo no Curral do Vidoeiro. Reparem no detalhe que só me apercebi quando editei esta imagem, da cruz deitada, gravada na porta do abrigo.
Panorâmica do Curral do Vidoeiro, com os abrigos e as mariolas. Os pastores precisavam mesmo destes marcos para se guiarem no meio da tempestade, ou há outras razões para as erguerem tão alto,  como aspectos culturais, marcação de  propriedade?
Flores lilazes que brotam nos pastos destas paragens no final do Verão
Merendera pyrenaica. Identificados por Carlos Aguiar. Obrigado!
Garranos no Curral do Vidoeiro
Cogumelos fimícolas - Crescem no esterco.
Vegetação na berma, antes de chegar ao medronhal

Medronhal. Os troncos assumem formas torcidas, fabulosas.

Cascatas no Rio Homem - Mata da Albergaria

Ponte de madeira que dá acesso às cascatas

Um dia que enche a alma.

Até breve!

Manel


1 comentário:

  1. Olá, as flores lilazes são de uma planta chamada Merendera pyrenaica.
    Carlos

    ResponderEliminar