segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Porque caminho sózinho
Razão primordial: porque nunca há ninguém para se levantar, às horas que eu me levanto e ir comigo sem aviso prévio.
Mais objectivamente, porque odeio ginásios e tenho que perder peso. Mas se fosse só por isso, andava na cidade, ou já me tinha fartado das caminhadas.
Há ainda outros aspectos, como andar devagar, por ser pesado e ter medo de cair, por ficar a observar, fotografar ou a colher cogumelos e plantas. Não deve haver muita gente com paciência para me aturar ou esperar por mim.
Vai daí, é bom caminhar sózinho. É tão bom ver nascer o sol, não ver ninguém, ou encontrar alguém. É tão bom ouvir o silêncio ou ouvir a natureza. É tão bom saborear bagas, frutas, ervas, beber a água das fontes, revigorar-me nos ribeiros.
É tão bom ficar todo suado a subir um carreteiro ou perder-me numa floresta. É tão bom chegar placidamente a metros de uns garranos e eles continuarem por ali a pastar.
É tão bom contemplar e surpreender-me com as descobertas, sejam elas quais forem. Desde a paisagem mais deslumbrante ao insecto mais insignificante. Faço-o com tanto entusiasmo!
É tão bom estar no meio de uma tempestade, ver o nevoeiro passar entre as árvores e estar todo molhado. No mesmo espaço as sensações mudam, de repente ficamos mais atentos, tudo parece mais poderoso. É a intempérie. Se no mar já achava bom, na floresta também o é.
Quando caminho, esqueço-me de comer, de beber (embora não deva). Sou feliz, nada dói. É tão bom!
Enquanto caminho, falo com o que encontro, falo comigo.
E sabem? Não me sinto sózinho, não estou sózinho.
O cansaço é bom e o sono sabe melhor.
Até breve!
Manel
PS - Descansem aqueles que consideram uma irresponsabilidade da minha parte. Eu não arrisco assim tanto. Repito muitos percursos já meus conhecidos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
pois e
ResponderEliminarOlá Manuel
ResponderEliminarVim espreitar quem me tinha visitado e deparo-me com estas aromâncias espectaculares. Deliciei-me com a descoberta de tanto cogumelo e quando cheguei aqui a este post, não resisti, rsrs
Esses problemas que referiste com as companhias, acontecem também comigo e também não me importo nada, hehe
Ainda não vi totalmente o teu blogue mas já percebi que os sítios por onde tens feito caminhadas são um espectáculo, por isso vai ser um prazer ir voltando, ^_^
Abraço
Que inveja Manel!
ResponderEliminar(só aqui entre nós, sou uma grande preguiçosa)
vou linkar o teu blog.