sábado, 21 de março de 2009

Caesar Salad para começo de Primavera

Adoro esta salada!

Vai daí, resolvi deixar duas versões desta receita em vídeo. 

Esta primeira, é moderna e prática, com duas variantes: frango e salmão, muito interessantes.

A segunda, provavelmente mais próxima da original, onde não se usava pasta de anchova, nem maionese e servida apenas com alface romana em folhas inteiras, supostamente para serem comidas à mão. Diz-se ainda, que o Chef Cardini recusava-se a usar anchovas no seu molho. Parece que o leve sabor a este peixe assardinhado, provinha do molho inglês. Quem não gostar não ponha. Eu cá, acho que ficam bem. Há um truque para diminuir o seu gosto activo ou muito salgado que é demolhá-las por meia hora em água morna e depois escorrê-las numa peneira.

Por último, proponho uma versões "aportuguesadas". À primeira, no molho, substitui-se a pasta de anchova, por pasta de sardinha. Nos ingredientes da salada, coloco umas azeitonas pretas às rodelas e sem caroço, pimentos vermelhos assados às tiras e por último, posso optar na mesma por frango, salmão, ou ainda uma boa lata de filetes de sardinha em azeite, escorridos e cortados em pedaços grandes.

Há mitos e controvérsias à volta desta receita. Tudo pode ser lido no wikipédia. São dados biográficos do autor, bem como suposições e/ou factos sobre a sua criação. 

apetite!

Manel 

Sem comentários:

Enviar um comentário