domingo, 28 de dezembro de 2008

FunkyPots: Maus Hábitos 2007

Em Maio de 2007 pediram-me para dar um jeito ao pátio do Maus Hábitos. Queriam ajardinar aquilo. As premissas eram:
  1. Fazer algo enquadrado com o espírito do espaço
  2. Compatível e funcional com o intenso tráfego daquela área, desde os almoços até altas horas da noite
  3. Very, very, very, but very low budget.
O estado em que encontrei o pátio era este. Um fundo do quintal. Só faltava O tanque e o estendal da roupa. A proposta não podia ser mais aliciante

Clique nas imagens para aumentarem





Se o chão não podia ser ocupado com vasos, floreiras ou contentores, só me restava uma solução: Pendurá-los. Então ocorreu-me criar um pátio de cestos pendentes, com materiais alternativos, e inusitados:
  • Paus rolados da praia de Cortegaça. Sempre imaginei fazer alguma coisa com eles
  • Cestos de arame das mercearias falidas pelo advento das grandes superfícies, latas de tinta pintadas com esmalte forja e capacetes de obra invertidos.
  • Mais tarde, juntei penicos antigos esmaltados, bacias e baldes velhos de zinco (ainda não tenho imagens destes.
  • A iluminação foi feita com focos de 12volts, em garafas de alumínio, sem o fundo.
  • Pelo S. João ainda me deu para fazer uns cartuchos de lona para por uns manjericos.
  • No final do ano passado, chegámos à conclusão que a rega automática era fundamental. Poupávamos muita água e trabalho.

No primeiro ano joguei pelo seguro e apostei em petúnias surfinas para a parede mais ensolarada. Há mistura uns pelargónios pendentes e lantanas amarelas para dar volume no centro dos cestos e contraste cromático

Nos cestos de sombra usei musgo em vez de tela geotextil. Ainda lá está, mas completamente envolto pelas heras. Vou ver se arranjo umas imagens mais actuais.

Um cesto do verbenas pendentes de várias cores com alegrias no centro

Os cartuchos de lona com manjericos e um cesto forrado a lona também com milliumfolliuns (umas petúnias mas com flor mais pequena)

Panorâmica geral. Agora pela Primavera há mais capacetes a dar cor e as plantas ganham, mais volume. Na primavera passada foram plantados 500 bolbos de tulipas, narcisos e jacintos. A ver se no Maus Hábitos há fotos delas...

Mais um cesto de sombra com menta e outras ervas aromáticas usadas nas refeições vegetarianas e nas paredes, alegrias para dar cor.

Hoje temos lá um pequeno viveiro que abastece praticamente as plantas do pátio. Agora para o Inverno sairam as plantas anuais e entraram as prímulas, cyclamens, chorinas e outras que hão-de florir proximamente e na Primavera.

Se alguém precisar de renovar uma varanda, pátio ou mesmo jardim, pois terei todo o gosto em fazer uma proposta.

Até breve!

Manel

PS - Obrigado Daniel Pires! sem o teu entusiasmo, desde andar a rebocar paus pela praia, até arranjar soluções engenhosas para pendurar isto tudo, nada teria sido possível!

Sem comentários:

Enviar um comentário