sábado, 15 de novembro de 2008

Cidade de Calcedónia. Terras do Bouro. Nov.08

Amigos,

Gostei muito deste trilho, pena foi ter começado a chover bastante lá em cima e não tirei as fotos que gostaria das fragas, grutas e carvalhos velhos. Também não passámos pela "fenda" com medo das escorregadelas.

Da próxima vez que fizer este percurso, há-de ser ao contrário. A razão principal é que a descida para Covide tem declives brutais que francamente acho mais seguro subir. Depois esta parte, em termos paisagísticos é menos interessante. Daí que prefiro chegar lá é cima por aqui e desfrutar do melhor na descida, menos complicada.

Recomendo este trilho, com tempo seco mas não muito quente. No Verão, ningém deve ser difícil aguentar o calor irradiado por todas aquelas pedras. A entre-ajuda de duas pessoas, pode dar jeito nas partes mais complicadas. 

Clique nas imagens para aumentar

Depois de Covide, chegando aqui, era isto que nos esperava para chegarmos à Calcedónia.


Na subida tivemos muita companhia. O literal caminho de cabras.

De todas as cores, na nossa enconsta e na outra, bem mais rochosa.

Para chegar à Calcedónia, tivemos que contornar este penhasco. Aqui começou a chover e nós abrigámo-nos entre umas pedras, a ver as cabras passar, guiadas por um cão. Mas do pastor nada...


Fragas de todas as formas e teitios.

Algumas esculturas elaboradas pelos elementos durante sabe-se lá quanto tempo.

A primeira Tremella mesenterica que encontrei num ramo caído de um carvalho. São bolsas gelatinosas, brilhantes de cor damasco vivo. Identificado em http://cogumelosportugal.forum-livre.com
Até breve!

Manel

Sem comentários:

Enviar um comentário