domingo, 4 de janeiro de 2009

Um pouco de Levadas e Germil em Janeiro

Amigos,

Hoje saí de casa um pouco tarde para tentar fazer este percurso dos moinhos e regadios. É o PR4 em Terras do Bouro. Andei distraído nas levadas, com plantas silvestres e cogumelos. Depois do Rio Homem, não dei com as marcas para Pergoim. Provavelmente não ia ter luz para acabar um percurso tão longo. Mas vou tentar outra vez. Gosto destes trilhos, onde primeiros sinais da Primavera eclodem timidamente nalgumas prímulas e tufos de violetas silvestres que já estão grandes. Mais um mês ou dois e estas levadas são uma beleza para tirar fotos destas e outras flores.

Estava sózinho então resolvi voltar para trás e revisitar o bonito carvalhal de Germil. Lá encontrei o meu amigo Joel, com um gorro vermelho. Quase não o reconhecia. Espero bem que ele veja este blogue e me deixe aqui uma mensagem. Gosto muito da aldeia dele. Assim era uma forma de nos mantermos em contacto. Podia até dizer-me o nome dos lugares das imagens que tenho aqui nas duas mensagens sobre Germil. Seria muito bom, pois completaria este trabalho sobre a região dele. É que não encontro nenhuma informação impressa sobre este percurso pedestre. Penso que talvez ainda não esteja homologado, porque a parte de cima, está ainda em mau estado.

Até breve!

Manel

PS - Fica aqui o meu sincero agradecimento ao simpático casal, que me deu boleia de Germil até aos cabos de alta tensão. Assim sempre fiz o trilho com mais segurança. Ou seja mais tempo de luz e menos cansaço nas pernas. Muito obrigado, anónimos cheios de boa-vontade!


Clique nas imagens para as aumentar

Craterellus cornucopioides ou Trompeta dos mortos, numa levada em Terras do Bouro, mesmo por baixo de um carvalho. Identificado em  http://cogumelosportugal.forum-livre.com/campo-e-identificacao-f5/craterellus-cornucopioides-t426.htm
O carreteiro de Germil entre um carvalhal muito bonito e este muro musgado de pedra solta. Foi por aqui que no final do Verão vi um círculo de bruxa, à esquerda. O som do ribeiro acompanha-nos por toda a subida.

Ruscus aculeatus, gilbarbeira ou gilbardeira. Tem muitos outros nomes, como erva das vassousas. As suas aplicações são também diversas.  Desde vassouras para limpar chaminé e fuligem a fins terapêuticos. Os ingleses chamam-lhe butcher´s broom. Consta que os talhantes punham-na à volta dos pedaços de carne e do cepo de a cortar. As pontas aguçadas das suas folhas, evitavam os ataques dos ratos. Eu já vi alusões a esta erva em mais do que um blogue. Mas um deles foi o Dias com árvores.
É claro que agora corre muito mais água e o musgo das pedras estão mais verdes

Este lugar com a ponte que parece feita de lajes de granito é uma beleza. Mais à frente encontram-se dois ribeiros. Joel, sabes o nome deles?
Líquenes e fetos

Estes carvalhos morrem de pé. Ainda assim, são um universos de vida

Cogumelos no musgo do carvalho morto

Montes rochosos a nascente de Germil

Sem comentários:

Enviar um comentário