sábado, 14 de março de 2009

Pelas fragas da Calcedónia

Deste vez resolvi perder-me por entre as pedras da Calcedónia. Deixei o carro lá em cima, no desvio para outro trilho que vai dar ao mirador da boneca (muito pouco interessante).
Não me canso de fotografar estas fragas. Cada ângulo exibe pormenores diferentes.
Pequeno bosque de carvalhos velhos, entrelaçados de trepadeiras e todo coberto de erva. Ao fundo vê-se um maciço granítico que contornei. Parece que é conhecido pelo Tonel (2 fotos seguintes).


Depois do tonel. avista-se em frente o Cabeço da Calcedónia.

Por todo lado, formas fantásticas.



Figura de pedra, mesmo no meio deste caos granítico.


Para além de tímidas violetas silvestres, encontrei estas pequeninas flores rasteiras que são Narcissus bulbocodium (Campainhas-amarelas; Campainhas-do-monte; Cucos), identificados por rosa do Blog dos Cheiros.

Mais uma escultura com as serras a servirem-lhe de fundo.

Carvalhos nas passagens estreitas entre as fragas.

Medronheiro contorcido entre as pedras

Carvalho que a dada altura tombou sobre a pedra e assim ficou, continuando a crescer.


Entrada na fenda

Parece que andou aqui um gingante a brincar, ou a fazer mega-mariolas.

Uma laje redonda, quase como uma moeda, em pé.

Lagartas no caminho. São processionárias. Crescem em casulos de dimensões assinaláveis e por esta altura devem cair ao chão todas enroladas umas nas outras, ficando assim a se contorcer. Não devem dar grande saúde às árvores. Também identificadas por Rosa do Blog dos Cheiros.

Até breve!

Manel

3 comentários:

  1. Belo passeio Manel, as flores amarelas são Narcissus bulbocodium (Campainhas-amarelas; Campainhas-do-monte; Cucos), nunca tive a sorte de as encontrar. As lagartas, cuidado com elas! parecem processionárias umas verdadeiras pestes.

    ResponderEliminar
  2. Rosa,

    Obrigado pelas identificações. Calcedónia é apenas um dos trilhos do Gerês onde sempre encontro coisas novas. É dos mais agrestes em termos de flora, mas não deixa de ser interessante.

    Quanto às processionárias, acertaste em cheio. Deviam ter caído dos seus "casulos" enormes, em ramos de pinheiros do caminho.

    Até breve!

    ResponderEliminar
  3. Manel aquelas pedras são mesmo parece brincadeira de gigantes ,já li um livro os incas interesante falava sobre os gigantes até manel

    ResponderEliminar