terça-feira, 19 de maio de 2009

Rebentos


Esta semana resolvi experimentar germinar alguns rebentos. Ao todo são nove variedades. Cortei garrafas de plástico de 1,5 e 2 litros a meio, coloquei uma a duas colheres de sementes para rebentos em cada uma, enchi com água até menos de metade, tapei com rede de mosquiteiro segurando-a com um elástico. Agora estão a hidratar até amanhã. Depois eu descrevo as próximas etapas e resultado final.

Na manhã seguinte, escoei a água pelo mosquiteiro, enchi os recipientes pelo meio, misturei tudo e drenei novamente, deixando-os com a rede para baixo, por 15 minutos, ter a certeza que ficavam húmidos mas não ensopados. Repeti esta operação por mais dois dias (3 ao todo).

Fiz uma salada de verdes com tomates cereja, queijo fresco  uma mistura dos três rebentos que cresceram melhor, mais coloridos e saborosos: alfafa, feno grego e couve roxa. Para a próxima vou experimentar germinar estas três variedades na mesma "garrafa".

Feno grego
Couve roxa
Alfafa

Até breve!

Manel

1 comentário:

  1. qué bom Manel!
    os teus truquinhos pra ter rebentos pra saladas e tapas!
    nos antes faziamos rebentos de lentilhas e de soja, e depois faziamos tostas com queijo e rebentos, sempre cum bo azeitinho!

    ResponderEliminar