quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Vergaço e Germil: Aldeias perdidas a visitar

Há duas terras perdidas numa estrada que liga Terras do Bouro ao Lindoso. A Primeira Chama-se Vergaço. Infelizmente já lá só vive gente simpática mas de avançada idade. É daquelas aldeias que estão condenadas. Fica no cimo da serra, com panorâmicas fabulosas, carvalhais cerrados por todo o lado. para mim um lugar idílico. Adoraria lá viver. A outra, é Germil, um pouco maior, ainda tem algumas crianças, mas a escola já fechou e vão estudar a Ponte da Barca. É um lugar muito bonito também. Penso que ambas ficam na orla do PNPG.

Germil tem um percurso pedestre marcado, mas que aparentemente ainda não está homologado no site de Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo, nem referido no pedestriasnismo.blogspot.com. Já o fiz. O meu conselho é deixarem o carro em Germil, fazer pela estrada primeiro de paralelo e depois asfaltada até aproximadamente os cabos de alta tensão e aí, tomar a marca que diz para virar à esquerda. A parte superior do caminho, tem uma parte aberta recentemente, que tem  muito tojo e pedra solta. É desagradável e perigosa até. Enquanto a debaixo desenrola-se num carvalhal antigo, entre muros de pedra solta e caminhos de carreteiro,  onde é impossível o caminhanhte perder-se. A descida é íngreme, assim como a subida claro, mas vai dar direitinho a Germil onde há várias fontes para nos refescarmos.
Clique nas imagens para aumentarem

Em Vergaço estavam a fazer a silagem das maçarocas do milho.

Perspectiva de um espigueiro abandonado sobre os carvalhais.

As  ruas de Vergaço são todas cobertas por ramadas.
Mais uns edifícios abandonados, virados para a parte nascente da serra.

Outro espigueiro, este tem o telhado com lajes de granito.

Uma ponte tosca feita com lajes de pedra acima de Germil

Joel, um rapaz da terra, esperto. Ia levar as vacas a pastar no monte. Explicou-me que elas não gostam do caminho carreteiro. É quente, magoa-lhes os cascos e a erva cá debaixo é mais tenra. Depois ao final do dia, elas descem sozinhas. Espertas as vacas.

Amanitas rubescens. identificadas em cogumelosportugal.forum-livre.com. Cheiravam lindamente e são comestíveis desde que bem cozidas para eliminar as toxinas. Nesta fase da sua maturidade parecem pães de hamburguer. O problema é que quando mais maduras são confundíveis com as primas Amanitas pantherinas, altamente venenosas. Coexistem nos mesmos caminhos nestas bandas. Vai daí, nunca arrisquei.
3 Amanita rubescens. Também conhecidas por Vinosas.

Os caminhos de pedra solta entre o carvalhal e um ribeiro que não parava de cantar. Um sonho.

Lactarius piperatus a coisa mais picante que jamais provei. Pior que a pior das malaguetas. Identificada em cogumelosportugal.forum-livre.com.

Esta ponte feita de lajes de granito, atravessa o ribeiro e é um ponto particularmente bonito do caminho. Faz lembrar um jardim zen.

Do outro lado do vale, com o zoom no máximo consegui este pormenor do apicultor a tratar das suas abelhas, num casaco bem justo, para nenhuma entrar e ferrá-lo.

Escusado será dizer que em Setembro, não levo fruta na merenda e encho-me destas amoras suculentas.

Flores silvestres nas alamedas. Daboecia cantabrica, identificadas por Carlos Aguiar. Obrigado!

Penso que são líquenes a crescer sobre o musgo.

Adorava voltar a ver um dia, uma junta de bois a subir um carro destes sobre um caminho carreteiro do alto minho. É uma pena não termos o registo filmado desse esforço, a coordenação entre homem e animais sobre caminhos tão difíceis. Posso imaginar as ordens do condutor, o ranger do eixo, o barulho das rodas nas pedras e a expressão de esforço dos animais. Espero mesmo que alguém um dia lhe ocorra de relembrar esses tempos. Estarei lá.

Mais um programa que aconselho e repito.

Até breve!

Manel

5 comentários:

  1. A bonita flor lilás que nos apresenta neste post toma o nome de Daboecia cantabrica. Trata-se de um pequeno arbusto muito próximo das urzes.

    ResponderEliminar
  2. vergaço e germil nao sou duas terras perdidas alias ha muita gente que conhece vergaço e germil e ha terras mais feias que vergaço e germil e uma pessoa que escreve algo na internet devia fazer mais atençao ao que dis porque cada um gosta do que é seu mas obrigada na mesma por escrever coisas sobre estas duas terras e agora ha pouca gente nessas duas terras porque sao imigrantes mas essas duas terras nao estao abandonadas e essas pessoas dessas duas terras sao bem inteligentes apesar de serem de aldeias.

    ResponderEliminar
  3. AMIGO DEVERIA EFECTUAR A CAMINHADA NO SENTIDO DESCENDENTE PARA PARADELA, TAMBEM É DE ENCHER O OLHO

    ResponderEliminar
  4. Olá, Gostava de Contactar com gente que conhece bem Germil em miuda todos os anos passava lá 2 a 3 dias sendo o meu pai nascido em Germil, gostava muito, agora há mais de 10 anos que não vou lá. Penso que já não tenho nenhum familiar lá.

    ResponderEliminar
  5. Olá eu sou de germil.
    Sou neta do antónio Rial e da jesuina Martins

    ResponderEliminar