segunda-feira, 30 de março de 2009

Flores em quintas

Este fim de semana, tive o privilégio de estar em duas quintas. Até aqui nada de especial. Porém tinha a máquina fotográfica a jeito e resolvi registar a floração tanto de espécies silvestres como outras, um pouco mais domesticadas, mas não muito. Daí, parte do seu encanto também.

Quem ler esta mensagem e me puder dar umas dicas na identificação, eu agradeço.  Desde já agradeço à Ana e à Crix, pelos valiosos contributos.

Arménia, são rosas sim senhor. Obrigado.  Mas são tão engraçadas, pequeninas e formando estes tufos. Alguém sabe mais alguma coisa sobre elas?

Quinta das Pintas - Arcos de Valdevez 
1 - Rosa banksiae 'Lutea'. É um palpite de ChloeP
2 - Rosa banksiae 'Lutea'
3 - Rosa banksiae 'Lutea'

4 - Lamium galeobdolon
5 - Chelidonium majus(erva das verrugas)

6 - Pentaglottis sempervirens

7 - Weigelia florida

8 - Weigelia florida

9 - Allium triquetrum

10 - Lunaria annua
Quinta de Cête - Paredes

11 - As mesmas rosas das Pintas
12 Violetas silvestres ou Viola(talvez odorata)
13 - Lamium purpureum
14 - Miosotis, Forget-me-not em inglês. Não me importava de lhes chamar não me esqueças...
Adicionar imagem
15- Polygonatum odoratum(Sêlo de Salomão). Nunca tinha  visto esta. Acho lindíssimas.
16 - Silene alba

Até breve!

Manel


10 comentários:

  1. Olá! Permito-me identificar a flor amarela como possivelmente Chelidonium majus; a cor de rosa escura parece ser Rhododendron, e as branquinhas a seguir são, com toda a certeza, Allium triquetrum. A seguinte, rosada, é Lunaria annua.
    Por baixo das violetas é o Lamium purpureum var. purpureum
    Continuação de bons passeios.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Ana!
    Eu numerei as imagens, o que já deveria ter feito. É que estou com dificuldade em associar as tuas identificações às fotos a que se referem. Será que poderias por o nº referente a cada uma das tuas identificações?
    Desculpa a maçada...
    Vai aparecendo.
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Olá manel! Mais uma das minhas paixões: quintas e jardins antigos. Quanto ás plantas, acho que talvez possa ajudar na 4- Lamium galeobdolon 5-Chelidonium majus(erva das verrugas); 7e8-(penso que é a mesma) Weigelia florida; 12- sim é uma Viola(talvez odorata);13- parece-me um Lamium, mas não sei qual 14- Miosotis; 15-Polygonatum odoratum(Sêlo de Salomão);16- Silene alba
    Só coisas lindas, :))

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Crix!

    Devias conhecer o trilho das levadas em Terras do Bouro. Está carregadinho de plantas silvestres em flor por esta altura.

    Até breve!

    Manel

    ResponderEliminar
  5. Eu diria que a nº 1; 2 e 3 ... São rosas, Senhor!
    :))
    Arménia

    ResponderEliminar
  6. As rosinhas serão Rosa banksiae 'Lutea', parece-me - são muito giras!
    Não tenho comentado antes, mas estou a gostar muito de ler este Blog - parabéns :)

    ResponderEliminar
  7. Bem vindo ao Aromâncias ChloeP

    Obrigado pela dica das rosas. Comenta sempre que tiveres vontade.

    Até breve!

    Manel

    ResponderEliminar
  8. Caro Manel
    Estou encantada com teu blog!Descobri-o agora,procurando no google-imagens,por narcisos, lírios e íris.
    Adoro flores,plantas em geral,folhagens,a exuberância das cores e formas das silvestres.
    Sou carioca, portanto, rodeada de natureza mas também sufocada pelas invasivas construções urbanas. Nossos jardins, nas praças públicas, deixam muito a desejar.A Mata Atlântica, aqui no Rio ainda é admirável.
    Pergunto-te se posso usar, algumas imagens de tuas flores, em meu blog. Informarei o link, para este imenso e silencioso jardim ,que tua aguda sensibilidade e teu delicado olhar ressaltam.
    Um caloroso abraço e meu convite: visite-me no blog:
    http://www.oninhoeatempestade.blogspot.com
    Se tiveres fotos dessas flores que nomeei agradeço as dicas.
    Maysa

    ResponderEliminar
  9. Olá Manel,

    Estive presente num dos workshops de aromáticas na serra d'Arga. Uma das plantas de que falou foi o Allium Triquerum e disse que ela era uma planta comestivel, ideal para aromatizar.Tenho encontrado vários exemplares e gostava de os provar, mas ao mesmo tempo tenho receio porque já li na escassa informação na internet que esta espécie tem toxicidade. O que acha, é realmente segura ou devem-se tomar determinadas precauções?

    Cumprimentos,

    Daniel Martins

    ResponderEliminar
  10. Olá Daniel

    Aprendi num workshop no CMIA de Vila do Conde, com o Carlos Venade que o Allium Triquetrum é comestível. Nos últimos 3 anos tenho-o usado abundantemente e dado a provar a várias pessoas. Nunca senti sinais de intoxicação nem terceiros o fizeram. Considero esta planta muito interessante em termos gastronómicos. Só uso as flores e seus caules de perfil triangular, até uns 5 cm abaixo da floração. Para lá disto, o aroma perde-se.

    Tenho guias de aromáticas silvestres que o dão como comestível. Fiz uma pesquisa sobre a sua toxicidade e, da facto encontrei referências que dão esta planta como tendo uma "toxicidade menor": http://www.calpoison.com/public/plants-toxic.html - no entanto não estamos perante uma planta mortal ou altamente tóxica.

    Lavosier dizia que não há venenos, mas sim doses, e claro overdoses (70 cafés num dia, podem ser mortais por exemplo). Ingerimos diariamente uma série de toxinas que o nosso organismo é capaz de eliminar. As quantidades que costumo usar, e não sou propriamente modesto, numa manteiga, omelete ou salada, não devem ser suficientes para causar problemas, senão já os teria percebido.

    Não nego o que li e agradeço o seu aviso. No entanto e depois deste tempo todo a consumi-lo, vou continuar a fazer. Se o quiser experimentar, faça-o nas primeiras vezes com parcimónia, não misture com outras ervas, cogumelos ou produtos que desconhece ou não está habituado a usar. Veja o resultado, espere uns dias. Isto é uma boa prática a adoptar para qq alimento ou ingrediente que não estamos habituados.

    Note que há pessoas alérgicas a determinadas substâncias e nem todos reagimos da mesma forma.

    Mais uma vez obrigado pelo aviso e continue a desfrutar com bom-senso dos nossos produtos silvestres.

    Manel

    ResponderEliminar